Sociedade

Pombal apoia entidades do concelho ao atribuir mais de 87 mil euros

13 jul 2020 17:37

Para ajudar nas missões de âmbito social, desportivo e religioso

pombal-apoia-entidades-do-concelho-ao-atribuir-mais-de-87-mil-euros
Pombal apoia entidades sociais, culturais e desportivas
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara de Pombal aprovou, no dia 10, a atribuição de apoios financeiros de mais de 87 mil euros a várias entidades do concelho de âmbito social, desportivo e religioso.

Segundo uma nota do município, o Centro Social e Paroquial da Ilha receberá uma verba de 60 mil euros como forma de apoio no âmbito do processo de fusão, em curso, com o Centro Social e Paroquial “Maris Stella” e Centro Social e Paroquial da Mata Mourisca.

Três instituições particulares de solidariedade social da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, presididas pelo pároco Fernando Carvalho e que disponibilizam diversas respostas sociais ao nível do apoio à infância e às pessoas idosas.

Com a referida reestruturação, que tem como objectivo, essencialmente, aumentar a eficiência e sustentabilidade dos serviços prestados à população, o Centro Social e Paroquial da Ilha acolherá as valências de Estrutura Residencial para Idosos e Creche, enquanto na Guia (Centro Social e Paroquial “Maris Stella”) funcionará as valências de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Cantina Social.

Para o efeito, a instituição teve de realizar diversas intervenções nas suas instalações, adquirir equipamentos e instalar um sistema solar fotovoltaico, entre outros, bem como assumir os custos com o referido projeto de fusão, pelo que a verba municipal agora atribuída irá minimizar as respetivas despesas.

Por outro lado, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial de São Simão de Litém, no valor de 12.500 euros, para comparticipar as diversas obras de melhoria e beneficiação, tanto no edifício como na zona exterior, junto ao Salão Paroquial.

Trabalhos, orçados em cerca de 20 mil euros, considerados importantes para a preservação da infra-estrutura, mas também para a valorização urbanística da zona, melhorando a fruição por parte da comunidade local.

Na área do desporto, o Executivo Municipal aprovou um apoio de 10.881,50€ a atribuir à Associação Recreativa Cultural Desportiva de Albergaria dos Doze (Arcuda), correspondente a 70% do valor do investimento realizado no projeto de reformulação da iluminação do seu campo de futebol de Vale das Éguas.

Por sua vez, a Associação Desportiva da Ranha, freguesia de Vermoil, receberá um apoio de 2.500 euros para apoiar a aquisição de um trator destinado à manutenção do relvado do seu recinto de jogos, após o mesmo ter sido recuperado por voluntários, associados e dirigentes da própria associação.

Já o Clube Columbófilo de Pombal será apoiado com uma verba de 1.500 euros, como forma de apoio ao desenvolvimento da sua atividade, num momento em que a colectividade regista uma situação financeira fragilizada perante a redução do número de pombos inscritos para provas e a desistência de alguns praticantes da modalidade, face ao contexto de pandemia Covid-19.

Ainda na mesma reunião camarária, o Executivo atribuiu, através de um acordo de colaboração, uma verba de aproximadamente 18 mil euros à Junta de Freguesia do Louriçal, com vista à realização de trabalhos de reabilitação do recinto polidesportivo local.