Sociedade

Politécnicos vão poder atribuir grau de doutor 

24 fev 2023 15:00

Proposta aprovada, sexta-feira, na Assembleia da República. Segundo o diploma, os politécnicos passarão também a poder a adoptar a designação em inglês ('Polytechnic University').

politecnicos-vao-poder-atribuir-grau-de-doutor
Concessão do grau de doutor era reivindicada pelo Politécnico de Leiria
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

Os institutos politécnicos vão poder atribuir o grau de doutor. A proposta, aprovada esta sexta-feira pela Assembleia da República, prevê ainda que as instituições possam adoptar a designação “Polytechnic University” em conjunto com a designação em língua portuguesa. O diploma  terá efeitos práticos “no primeiro dia do ano lectivo subsequente” à sua publicação.

A medida foi apresentada pela Comissão de Educação e Ciência, com o intuito de valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente, reconhecendo a estas instituições de ensino superior a possibilidade de conferir o grau de doutor.

O diploma salvaguarda, no entanto, que só poderão conferir o grau de doutor os estabelecimentos de ensino superior que tenham recursos humanos e organizativos “necessários à realização de investigação” e que possuam “experiência acumulada nesse domínio sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevantes”.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas e apenas cinco votos contra: de quatro deputados do PS - Filipe Neto Brandão, Bruno Aragão, Cláudia Santos, José Pedro Ferreira - e do deputado social-democrata António Topa Gomes.

A deputada Germana Rocha, do PSD, recordou que o passo hoje dado no parlamento “não é mais do que regularizar o que estava previsto desde 2018”, alertando para a necessidade de existirem meios que possam garantir a sua efectivação. Saudando a medida, a social-democrata defendeu que a partir de agora “o sistema de Ensino Superior será certamente diferente”.

Pela voz de Porfírio Silva, o PS saudou também a aprovação da medida que veio permitir aos politécnicos a possibilidade de conceder grau de doutor, mas também, “no quadro da sua estratégia de internacionalização”, a possibilidade de adoptarem uma designação em língua inglesa.

As mudanças do actual diploma prevêem que as instituições possam “utilizar em conjunto com a sua designação em língua portuguesa, que é sempre obrigatória, uma designação em língua inglesa”.

“Os Institutos Politécnicos podem adoptar a designação em língua inglesa de Polytechnic University,”, refere o diploma hoje aprovado que prevê uma alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que está neste momento a ser alvo de uma revisão.