Sociedade

Politécnico de Leiria vai formar autarcas com pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Local

12 set 2023 18:47

A formação tem vindo a ser chamada a desempenhar um papel mais activo nos processos de modernização administrativa

politecnico-de-leiria-vai-formar-autarcas-com-pos-graduacao-em-desenvolvimento-regional-e-local

O Politécnico de Leiria vai avançar com o curso de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Local, "para incrementar a formação de autarcas, dirigentes e técnicos superiores dos municípios, numa parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Através do seu plano de estudos multidisciplinar, bem como da metodologia de ensino-aprendizagem proposta (Project Based Learning), a formação "pretende contribuir para melhorar o conhecimento e competências dos participantes, potenciando a sua capacidade de análise e de suporte à decisão estratégica ao nível local e regional", refere uma nota da CIMRL.

Sublinhando que a problemática do conhecimento contínuo "tem vindo a assumir uma nova centralidade nas sociedades contemporâneas" no contexto das autarquias locais, "a formação tem vindo a ser chamada a desempenhar um papel mais activo no quadro dos processos de modernização administrativa".

Isto, porque, se tem apostado na "intensificação da informatização dos serviços e na redefinição dos processos de trabalho".

A nota da CIMRL considera que o Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior "de referência nacional, com um foco no desenvolvimento regional, mas que se afirma cada vez mais no contexto internacional".

"Está presente na região de Leiria e assume o papel estruturante na formação e capacitação da região em vários domínios estratégicos de transformação económica, social e ambiental. Neste contexto, os dez municípios que integram a CIMRL associam-se a esta iniciativa formativa, potenciando a formação em Desenvolvimento Regional e Local", acrescenta a nota.

Esta pós-graduação irá "capacitar para um conhecimento e gestão mais integrada da pluralidade das dimensões decorrentes das novas competências regionais, intermunicipais e municipais", no âmbito da "descentralização em curso, e das mais alargadas competências na posse dos entes locais e regionais".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.