Sociedade

Politécnico de Leiria suspende aquisições por falta de verbas

7 dez 2018 00:00

Politécnico responsabiliza tutela pela situação, devido ao "não cumprimento" do acordo com as insituições do Ensino Superior.

politecnico-de-leiria-suspende-aquisicoes-por-falta-de-verbas-9574

A presidência do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria), liderada por Rui Pedrosa, emitiu um despacho a suspender as aquisições e cabimento de despesas, por falta de disponibilidade de tesouraria. Em comunicado, a instituição alega que esta situação resulta “do não reforço orçamental pelo Governo de cerca de 630 mil euros para fazer face a alterações legislativas, o que traduz o não cumprimento do acordo estabelecido com as Instituições de Ensino Superior”.

Segundo aquela nota de imprensa, o despacho determina que não serão cabimentadas despesas com aquisições de bens e serviços e de investimento, “com excepção daquelas que decorram do cumprimento de imperativos legais ou que sejam manifestamente excepcionais, com efeito a partir do dia 4 de Dezembro”.

Em comunicado, a presidência IP Leiria responsabiliza o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pela situação, alegando que “o acordo de compromisso entre a tutela e os politécnicos não está a ser cumprido”. O que, no caso da instituição liderada por Rui Pedrosa, compromete “não só o seu normal funcionamento, como também a execução de projectos de investigação e desenvolvimento, nomeadamente no que respeita às parcerias com empresas e outras instituições, caso o financiamento não chegue urgentemente”.

Aquando da sessão solene de abertura do ano lectivo do IPL, Rui Pedrosa já tinha alertado para a urgência de haver um reforço financeiro à instituição, sob pena de ser a mesma ser obriga a “bloquear todas as aquisições de bens e serviços até ao final do ano”, o que aconteceu agora.