Sociedade

Politécnico de Leiria reduziu a sua pegada ecológica

7 jun 2018 00:00

Foram entregues as primeiras 107 bicicletas eléctricas U-Bike

politecnico-de-leiria-reduziu-a-sua-pegada-ecologica-8762
Jacinto Silva Duro

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) entregou, na segunda-feira, as primeiras bicicletas eléctricas do projecto U-Bike, com o intuito de promover a mobilidade sustentá-vel da comunidade académica.

Aos utilizadores que se candidataram foi atribuída uma bicicleta que ficará ao seu dispor por um período até seis meses. Os veículos têm uma autonomia de 100 quilómetros, e podem ser estacionadas nos lugares reservados nas escolas do IPLeiria, unidades de investigação e serviços, as baterias poderão ser carregadas gratuitamente.

Podem candidatar-se à atribuição de uma bicicleta, os alunos possuidores de carta de condução, utilizadores de transporte individual motorizado em deslocações regulares de e para as escolas, comprometendo-se a realizar, no mínimo, 40 quilómetros mensais, ou pouco mais de um quilómetro por dia, em bicicleta.

O estacionamento da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) foi o palco de uma das entregas de veículos. A cerimónia decorreu sob ameaça de chuva e acompanhada por uma banda sonora de veículos automóveis, muitos deles a diesel, conduzidos pelos alunos do estabelecimento de ensino, que, por ali, procuravam onde estacionar.

A sessão contou com a presença dos representantes dos parceiros no projecto, o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio, da presidente da Comissão Directiva do PO SEUR, Helena Azevedo, do presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e dos muitos estudantes que aderiram à iniciativa e aceitaram a missão de passar a utilizar uma bicicleta eléctrica para se deslocarem da casa para a escola e, por toda a cidade, com este meio de "mobilidade leve e sustentável".

O presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Rui Pedrosa, que conduziu a cerimónia de entrega das primeiras U-Bikes aos corpos docente e discente, referiu- se a esta iniciativa como "um projecto diferenciador", "gerador de impacto positivo na sociedade" e que "prepara melhor a academia e olha pelo planeta".

Os pólos de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche receberam 107 bicicletas das 220 que o IPLeiria irá facultar a alunos, docentes e funcionários. "Esper

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ