Sociedade

Politécnico de Leiria promove segundo curso de cultivo e utilização de microalgas

25 jun 2023 14:00

Iniciativa decorre de 17 a 21 de Julho no campus 4 da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

politecnico-de-leiria-promove-segundo-curso-de-cultivo-e-utilizacao-de-microalgas

Dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos e sistemas de produção e cultivos auxiliares é o objectivo da 2.ª edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares que o MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria promovem entre 17 e 21 de Julho.

O curso inclui seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura, ferramentas de análise molecular, preparação e boas práticas de manutenção de cultivos, refere uma nota de imprensa.

A acção de formação irá ainda abordar os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas, 

A iniciativa destina-se a investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de licenciatura e mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico.

"Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas estão a suscitar um interesse crescente devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e no sequestro de dióxido de carbono. Os rotíferos e artemia que beneficiam e podem ser nutricionalmente enriquecidos com microalgas específicas são o alimento inicial em muitos ciclos produtivos em aquacultura e aquariofilia, e importantes modelos experimentais", adianta o comunicado do Politécnico de Leiria.

Com coordenação de Sílvia Lourenço, do MARE e docente na ESTM, este curso tem como formadores e oradores Pedro Seixas, do AQUALGAE, Guilherme Ferreira, investigador do MARE e docente da ESTM, e Ana Pereira, produtora de spirulina artesanal na Tomar Natural.

As inscrições decorrem até 7 de Julho.