Sociedade

Politécnico de Leiria preenche 33,7% das vagas

19 set 2025 11:24

Quatro licenciaturas de três escolas do Politécnico de Leiria não preencheram qualquer vaga

politecnico-de-leiria-preenche-337percent-das-vagas

Das 745 vagas disponíveis na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Politécnico de Leiria colocou apenas 251 estudantes nas cinco escolas, preenchendo, assim, 33,7% dos lugares.

Os dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) mostram que foi na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, que a procura foi menor. A instituição apresentou 237 vagas, mas só preencheu 14.

Também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) deixou quase metade dos lugares sem candidatos. Das 276 vagas, o Politécnico de Leiria garantiu 177 estudantes.

As Escolas Superiores de Saúde de Leiria (ESSLei) e de Artes e Design, em Caldas da Rainha (ESAD.CR), foram as instituições com mais procura na 2.ª fase.

Algumas licenciaturas não ficaram sequer preenchidas nesta fase, como foram os casos de Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia Mecância (pós-laboral) e Engenharia Electrotécnica e de Computadores (regime nocturno), na ESTG.

Na ESTM, os cursos Gestão de Eventos, Engenharia Alimentar, Marketing Turístico e Gestão da Restauração e Catering também não preencheram qualquer vaga, tal como as licenciaturas de Serviço Social e Relações Humanas e Comunicação Organizacional, ambas em regime pós-laboral, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

As candidaturas para a 3.ª fase decorrem online entre os dias 23 e 25 de Setembro.