Sociedade

Politécnico de Leiria organiza curso sobre cultivo e utilização de microalgas

14 jun 2021 18:30

Iniciativa do MARE, IPL e ESTM

politecnico-de-leiria-organiza-curso-sobre-cultivo-e-utilizacao-de-microalgas
Microalgas são utilizadas na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, entre outros sectores
Politécnico de Leiria

Dar a conhecer as espécies de microalgas que são cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos e sistemas de produção é o propósito do curso avançado de Produção de Microalgas, que o MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vão promover entre os dias 28 e 2 de Julho.

A iniciativa destina-se a investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico. 

O curso, organizado pela primeira vez no Politécnico de Leiria, vai combinar seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura e boas práticas de manutenção de espécies isoladas de algas.

A aplicação de microalgas em diferentes sectores industriais tem vindo a aumentar, sendo a aplicação na indústria alimentar, aquacultura e bioenergia as mais conhecidas.

"As microalgas são um mundo de grande biodiversidade cujo potencial como recurso biológico é motivo de crescente interesse. Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas constituem actualmente, espécies de interesse aquícola, devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e sequestro de dióxido de carbono", explica o Politécnico de Leiria, em nota.