Sociedade

Politécnico de Leiria mantém vagas para 2019/20

18 jul 2019 00:00

O portal Infocursos, da responsabilidade da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, apresenta estatísticas que podem ajudar os estudantes a escolher um curso.

politecnico-de-leiria-mantem-vagas-para-201920-10475

A primeira fase de candidatura ao ensino superior começou esta quarta- feira e termina a 6 de Agosto, com 50.860 vagas no concurso nacional de acesso, um total praticamente inalterado face a 2018.

Segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o número de lugares no concurso nacional de acesso deste ano atribuído ao Politécnico de Leiria são os mesmos 1915 do ano passado.

De acordo com o mesmo documento, as cinco escolas do Politécnico de Leiria oferecem um total de 51 cursos, incluindo as licenciaturas pós-laboral e em regime de ensino à distância.

A média mais alta de entrada (tendo por base o último classificado de 2018/19) está na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, na licenciatura de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com 163.2 valores.

Os cursos com média acima de 14 são Design Gráfico e Multimédia (143.5 valores), na Escola Superior de Arte de Design, de Caldas da Rainha, Fisioterapia (141.6), na Escola Superior de Saúde, e Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português (140.9), na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

“Face aos resultados dos exames nacionais já realizados é expectável que o número de candidatos às vagas colocadas a concurso seja também semelhante ao do ano anterior”, lê-se numa nota do MCTES, que realça que os cursos em que a procura em primeira opção por alunos com uma média de candidatura mais alta do que 17 valores em 2018 foi superior ao total de vagas que abriram estão obrigados a aumentar o número de vagas entre 5% a 15% para o ano lectivo de 2019/2020.

De fora ficaram os cursos de Medicina, que mantêm o numerus clausus do ano passado. A medida não significa mais vagas em todas as universidades e politécnicos, uma vez que as instituições têm de cortar 5% onde não houve nenhum candidato com média de 17 valores.

O portal Infocursos, da responsabilidade da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, apresenta estatísticas que podem ajudar os estudantes a escolher um curso, apresentando informações que permitem, por exemplo, saber quantos alunos tinham mudado de curso um ano depois de terem ingressado e quantos continuavam à procura de emprego um ano após terem terminado os estudos.