Sociedade

Politécnico de Leiria lança projecto de fitness para aumentar prática de exercício físico

13 set 2021 12:43

Rede Leiria Fitness pretende ser uma plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção

politecnico-de-leiria-lanca-projecto-de-fitness-para-aumentar-pratica-de-exercicio-fisico
Projecto prevê colaborações com ginásios e autarquias
Ricardo Graça

Afirmar-se como uma plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção e contribuir para o combate aos baixos indicadores de prática de exercício físico em Portugal é o objectivo do projecto Rede Leiria Fitness, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, em parceria com a AGAP Portugal Ativo.

Segundo uma nota de imprensa, o projecto surgiu de um processo de reflexão de docentes, estudantes e outros parceiros da academia que investigam e desenvolvem as suas actividades no domínio da actividade física, do exercício físico e do fitness.

A Rede Leiria Fitness pretende responder à necessidade de criar e potenciar sinergias entre os diferentes actores no domínio do fitness e da promoção do exercício físico enquanto comportamento para um estilo de vida saudável.

O projecto será dividido em três fases, iniciando a primeira etapa com o primeiro encontro da Rede Leiria Fitness, que se vai debruçar sobre o estado do fitness na Beira-Litoral, e que decorre já na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 15 horas, no auditório 2 da ESECS.

A primeira fase da Rede Leiria Fitness prevê ainda a organização de encontros com os ginásios e health clubs do distrito para apresentação do projecto e recolha de sugestões e reflexão.

O próximo passo inclui a apresentação do projecto e convite para integração às demais organizações da sociedade civil, nomeadamente autarquias, entidades de saúde, escolas, empresas, entre outros.

A terceira fase contempla o desenvolvimento de projectos de investigação, ferramentas, intervenção comunitária e comunicação.

Portugal continua a ter indicadores baixos de prática de exercício físico entre as diversas faixas etárias e a taxa de penetração do mercado do fitness na população mantém-se em torno dos 4 a 6%, segundo o Barómetro do Fitness em Portugal em 2020, da AGAP, lê-se na nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

“A actuação estratégica concertada de todos os actores intervenientes domínio do fitness e da promoção do exercício físico, enquanto comportamento para um estilo de vida saudável, será fundamental para o reconhecimento da sociedade civil e para potenciar e agregar as capacidades de todos os actores ao nível da área de influência do Politécnico de Leiria, mais concretamente na região de Leiria”, refere o comunicado.

Para Rogério Salvador, professor e coordenador do projecto, é “fundamental agregar os agentes ligados à actividade física e ao exercício físico no sentido de se potenciarem as capacidades e competências de todos num caminho comum, que vá ao encontro das necessidades das pessoas, contribuindo para o seu bem-estar, saúde e qualidade de vida”.

Os objectivos estratégicos do projecto passam pela “promoção e reconhecimento das organizações prestadoras de serviços na área do fitness e do exercício físico, produção de conhecimento e desenvolvimento de serviços e produtos com base no conhecimento científico e em boas práticas, formação profissional e académica aplicada, adaptada às necessidades dos parceiros e ao seu contexto e reconhecimento e intervenção na comunidade, reforçando o papel dos actores do fitness na criação de bem-estar, bem como criando oportunidades para a integração de diversos segmentos sociais, entre outros”.