Sociedade
Politécnico de Leiria coloca 1.411 novos estudantes na primeira fase
Cerca de 70% dos candidatos escolhem Politécnico de Leiria como primeira opção

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) colocou 1.411 novos estudantes nas suas licenciaturas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), das 1.988 vagas disponíveis nesta primeira fase, preenchendo 71% da totalidade das vagas.
De acordo com a instituição, “Num ano em que se registou uma diminuição muito significativa do número de candidatos à primeira fase do CNAES, e face à tendência nacional de decréscimo do número de colocados nas instituições de ensino superior, os resultados alcançados pelo Politécnico de Leiria são relevantes no computo geral, e demonstram que a nossa oferta formativa se mantém atractiva e diferenciadora".
"Dos estudantes colocados, cerca de 70% escolheram a nossa instituição como primeira opção, o que comprova o reconhecimento do Politécnico de Leiria como uma instituição de excelência, que prepara os seus diplomados para os desafios do futuro”, afirma Carlos Rabadão, presidente do IPLeiria, em nota de imprensa.
A nível nacional, o Instituto Politécnico de Leiria encontra-se na 3.ª posição das instituições de ensino superior politécnico com mais estudantes colocados, estando na 11.ª posição a nível geral (ensino universitário e politécnico).
“Numa altura em que caminhamos de forma firme e decidida em direcção à transformação em Universidade, este posicionamento nacional reflecte o reconhecimento da qualidade do ensino, da capacidade de inovação e do compromisso contínuo com a formação de profissionais altamente qualificados”, acrescenta Carlos Rabadão.
Aos estudantes colocados via CNAES vão ainda acrescer os estudantes que ingressam nas licenciaturas via concursos especiais, incluindo os internacionais, assim como os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), das pós-graduações e dos cursos de mestrado e doutoramento, cujas candidaturas estão a decorrer.
“Acreditamos que, também com os estudantes que vão ingressar na segunda fase do CNAES, será mais um ano de consolidação do Politécnico de Leiria como instituição de referência no ensino superior em Portugal, e de fortalecimento do nosso papel na formação de profissionais altamente qualificados e na valorização da nossa região como um polo de conhecimento e inovação”, conclui o presidente.
Da oferta formativa do Politécnico de Leiria, e no que diz respeito às licenciaturas, 17 cursos preencheram a totalidade das vagas a concurso, tendo a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) completado mais de 90% das vagas disponíveis.
Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas colocadas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta – do último estudante colocado – foram: Design Gráfico e Multimédia (153,5); Design Industrial (145,8); Design de Espaços (144,5); Fisioterapia (143,8); Teatro (140,5); Terapia da Fala (140,3); Enfermagem (139,0); Solicitadoria (138,0); Design de Produto - Cerâmica e Vidro (137,0); e Educação Básica (135,3), refere ainda o instituto.