Sociedade

Polícia reforça patrulhamento em Fátima e nas estradas

7 mai 2021 10:39

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas

policia-reforca-patrulhamento-em-fatima-e-nas-estradas
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai intensificar acções de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos nas estradas
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai intensificar acções de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos nas estradas que rumam ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio.

Durante a operação “Peregrinação a Fátima 2021 – Polícia Sempre Presente”, a PSP vai fazer diversas acções de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos para “promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal dos grupos de peregrinos e, também, para sensibilizar e informar sobre as formas mais seguras de circulação apeada em grupo e com veículos de apoio”.

A PSP vai promover igualmente a adopção de comportamentos adequados de segurança rodoviária e as vias habitualmente utilizadas pelos peregrinos serão também especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel, refere a polícia em comunicado.

Na nota, a PSP aconselha aos peregrinos, especialmente na circulação em contexto urbano, o uso de roupas claras e materiais retrorreflectores (coletes retrorreflectores), a circulação pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, caminhar no sentido contrário ao trânsito e evitar o uso do telemóvel e de auscultadores.

Recomenda também que, em grupo, os peregrinos caminhem em fila única e que desde o entardecer até ao nascer do sol, o primeiro da fila seja portador de uma lanterna com luz branca apontada para o chão (para não encadear os condutores) e, o último, uma luz vermelha.

A PSP aconselha ainda os peregrinos a preferirem as vias de menor tráfego automóvel, nomeadamente os denominados Caminhos de Fátima, que informem os seus familiares do seu planeamento de viagem e caso necessitem de qualquer apoio (policial ou médico) contactem de imediato o 112.

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas. O Santuário considera que a pandemia “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.