Sociedade

Polícia Marítima apreendeu material de pesca ilegal ao meixão na Vieira

28 abr 2017 00:00

Decorreu ontem, 27 de Abril, a operação de combate à pesca ilegal de captura de “meixão” (enguia juvenil), na área do rio Lis, na Praia da Vieira.

policia-maritima-apreendeu-material-de-pesca-ilegal-ao-meixao-na-vieira-6376

A operação do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré levou à identificação de um individuo e à apreensão de diversos apetrechos destinados à pesca daquela espécie (redes, cabos, recipientes, etc.) em vias de extinção. Alguns dos materiais estavam escondidos entre a vegetação em ambas as margens do rio.

O destaque das apreensões recai sobre as duas redes do tipo “mosqueteira”, de grandes dimensões e altamente predadoras, que se encontravam colocadas de “margem a margem”. Uma vez que estas redes não funcionam de forma selectiva capturam e retêm todo o tipo de peixes. 

O meixão retido nas redes, apreendido ao individuo identificado, bem como o restante pescado que ainda se encontrava vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Perante a impossibilidade de pesar o meixão, mediante risco de sobrevivência, as autoridades estima que foi devolvido ao mar mais de 10 Kg da espécie.

A venda do material valeria aos infractores alguns milhares de euros