Sociedade

Polícia avisa que nota de 50 euros vai ser substituída

2 mar 2017 00:00

Não acredite em quem tentar trocar as notas novas pelas velhas

policia-avisa-que-nota-de-50-euros-vai-ser-substituida-6036

À semelhança do que aconteceu com as notas de 5, 10 e 20 euros, também a nota de 50 euros irá sofrer, dentro de pouco tempo, alterações estéticas e de segurança.

A nova unidade currencial entra em circulação no dia 4 de Abril e pertence à segunda série de notas denominada série “Europa”. Nesta segunda série, entrarão também as notas de 100 e 200 euros, que serão também substituídas a seu tempo.

A Polícia de Segurança Pública montou a operação Nova nota de 50 euros - A nova face do Euro, com intuito de sensibilizar comerciantes, idosos e alunos de 3.º ciclo e ensino secundário para as principais alterações desta nova nota.

Em comunicado, as autoridades referem que as actuais notas em circulação “continuam a ser válidas e ninguém está mandatado para as recolher em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária”.

Isto significa que não deverá entregar ou acreditar em quem quer que seja que apareça no seu domicílio a tentar proceder à troca para as novas unidades currenciais.

As notas de 50 euros antigas manter-se-ão válidas. Desta forma a utilização das antigas notas é feita sem qualquer inconveniente. 

A PSP sugere que os cidadãos liguem à Polícia, pelo número 112, caso alguém tente fazer trocas de notas, porta-a-porta, ou fora dos bancos.