Economia

Pneus da Vulcal rolam na Europa, África e América Latina

7 dez 2015 00:00

Empresa de Pombal exporta 64% do volume de negócios

pneus-da-vulcal-rolam-na-europa-africa-e-america-latina-2634
Raquel de Sousa Silva

Minas, pedreiras, movimentação de terras, portos, aeroportos e transportes são algumas das actividades onde há empresas que são clientes da Vulcal, que vende, monta e assegura acompanhamento técnico de pneus industriais.

Com 32 anos de actividade, a empresa de Pombal exporta 64% do seu volume de negócios, que este ano deverá chegar aos dez milhões de euros, para vários países da Europa, América Latina e África (neste continente, vende por exemplo para clientes na Tanzânia, Quénia, África do Sul, Angola e Moçambique).

A Vulcal trabalha pneus até cinco toneladas, produto cujo aconselhamento e venda “requer muito conhecimento”, diz Armindo Santos. O gerente explica que um pneu destes “custa muito dinheiro, pelo que o cliente quer tirar o máximo rendimento dele”.

A empresa assume-se como “parceiro de negócio”, acompanhando o pneu ao longo daquilo a que se chama primeira vida. O que por vezes implica a sua reconstrução. “Isto acontece quando há incidentes que afectam a estrutura do pneu, como um corte ou perfuração. Não fazemos recauchutagem [aproveitar a estrutura e colocar nova borracha de piso], porque este tipo de pneu não o permite”.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente