Sociedade

Plogging: fazer exercício físico e deixar o Mundo mais limpo

12 ago 2021 20:30

Se a caminhar ou a correr apanhar lixo, isso é plogging. Faz exercício e ajuda o planeta. A propósito do Dia do Combate à Poluição, que se assinala no sábado, falámos com quem o pratica.

plogging-fazer-exercicio-fisico-e-deixar-o-mundo-mais-limpo
O plástico é dos resíduos mais recolhidos por quem faz plogging
DR
Maria Anabela Silva

Praticante de BTT e amante de caminhadas, há algum tempo que Raul Moreira juntou ao seu equipamento desportivo habitual dois acessórios, que se tornaram indispensáveis: saco e luvas de plástico, que usa para ir apanhando lixo durante a sua prática desportiva.

Começou sozinho, nas margens do rio Lis e na praia da Vieira e acabou por descobrir que aquilo que fazia naturalmente, por se sentir incomodado com a quantidade de resíduos com que esbarrava no dia-a-dia, até tinha um nome.

Chama-se plogging e associa os prazeres do exercício físico à limpeza dos locais por onde se passa, numa lógica de mente sã em corpo são, aliada a um planeta mais limpo.

Impulsionado por outros exemplos que ia conhecendo através da internet, Raul Moreira criou, em 2019, o Plogging Vieira de Leiria, um grupo de facebook que viria a dinamizar várias acções de limpeza. Entretanto, veio a pandemia e as iniciativas de grupo foram suspensas, mas, segundo diz, ao objectivo principal estava cumprido.

“Deixámos a mensagem e hoje já vejo pessoas que nas suas caminhadas recolhem algum lixo. É uma gota de água no oceano, mas podemos fazer alguma diferença.”

Esse é também o espírito com que Zito Camacho encara a recolha de l

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ