Sociedade

PJ detém três homens suspeitos de traficar pessoas em Leiria

10 dez 2018 00:00

Detidos dedicavam-se alegadamente a traficar pessoas para exploração sexual.

pj-detem-tres-homens-suspeitos-de-traficar-pessoas-em-leiria-9581

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Centro, identificou e deteve três homens, de 30, 33 e 80 anos de idade, pela presumível prática do crime de tráfico de seres humanos, na vertente de exploração sexual e também do crime de lenocínio agravado, em Leiria, Bombarral e Lourinhã.

Numa nota de imprensa, a PJ informa que a investigação foi desencadeada na sequência de denúncia apresentada por uma vítima, que conseguiu fugir ao controlo dos arguidos.

No início do mês foi efectuada uma operação policial, na zona de Leiria, Bombarral e Lourinhã, no âmbito da qual foram realizadas várias buscas domiciliárias e não domiciliárias e detidos os três suspeitos da acção criminosa em investigação.

egundo a PJ, dois dos suspeitos estrangeiros recrutavam as vítimas no seu país natal, sendo trazidas para Portugal com a falsa promessa de trabalharem em explorações agrícolas, muito bem remuneradas.

No entanto, “as vítimas eram forçadas a exercer actividades ligadas à prática de prostituição na via pública, sendo os proventos destinados aos autores”.

“Às vítimas eram retirados os seus documentos pessoais e ficavam sujeitas a controlo quer na via pública, quer nas residências a elas destinadas, cerceando-lhes, desta forma, a respectiva liberdade ambulatória”, acrescenta a mesma fonte.

Nas diligências de recolha de prova, foram encontrados e apreendidos vários objetos e documentos correlacionados com os crimes praticados, refere ainda o comunicado.