Sociedade

PJ de Leiria lidera investigação transfronteiriça de tráfico de droga

22 dez 2023 09:36

Desarticulação do histórico clã criminoso “Os Piturros”

pj-de-leiria-lidera-investigacao-transfronteirica-de-trafico-de-droga

A Polícia Judiciária de Leiria liderou uma investigação transfronteiriça que culminou com a desarticulação do histórico clã criminoso “Os Piturros”.

Segundo uma nota de imprensa, em Abril foi noticiado o aparecimento, numa praia de Peniche, de uma embarcação rápida, vulgarmente denominada como lancha voadora, tendo sido apreendidas 1.646 quilogramas de cocaína.

A lancha e parte da droga foram detectadas pela Polícia Marítima, sendo a restante droga identificada, mais tarde, pela GNR, na área de Peniche. 

"O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria assumiu a investigação de toda a factualidade, que indiciava uma operação de tráfico de elevada envergadura e complexidade, apenas ao alcance das grandes organizações criminosas que dominam o tráfico internacional de estupefacientes, no caso de cocaína, por via marítima", lê-se no comunicado.

A PJ informa que, após cruzamento de informação a polícia portuguesa teve conhecimento que a Guardia Civil - Equipa do Crime Organizado da Galiza, monitorizava uma organização galega, que poderia estar relacionada com os factos, ocorridos em território nacional.

"Conjugando as informações disponíveis nas investigações em curso nos dois países, foi constituída uma Equipa de Investigação Conjunta, registada na Europol e Eurojust, envolvendo as duas entidades policiais, PJ e ECO da GC, bem como, por parte das entidades judiciárias, o DIAP Regional de Coimbra e a Audiência Nacional de Madrid", explica o comunicado.

Após nove meses de investigação foi desencadeada uma operação policial de "grande envergadura, sob o nome de operação “NAZARÉ”, visando o clã galego “OS PITURROS”, histórico grupo criminoso, ligado ao narcotráfico na Galiza, a partir da Ria Arousa – Pontevedra, desde a década 80 do século passado".

Foram realizadas 11 buscas em território espanhol e uma busca a uma empresa em território nacional, resultando na detenção de nove homens, com idades compreendidas entre 53 e 25 anos de idade, suspeitos de integrarem a organização criminosa responsável, entre outras situações de tráfico de estupefacientes por via marítima, pela cocaína apreendida em Abril, na região de Peniche.

Segundo a PJ, foram também apreendidos 40 mil euros em notas, três veículos de alta gama, equipamentos informáticos e de comunicação, "além de documentação relevante para imputação aos detidos, dos crimes de tráfico agravado de estupefacientes, associação criminosa e branqueamento de capitais".

"Aquele clã, sempre esteve directamente relacionado com os principais distribuidores de cocaína colombianos, fazendo do transporte marítimo a sua forma de actuar para fazer entrar grandes quantidades daquele estupefaciente na Europa", lê-se na mesma nota.