Sociedade

PJ de Leiria apreende 351 quilos de cocaína trazida da América do Sul em caixas de banana

17 nov 2023 21:43

Droga tinha como destino o centro/norte da Europa, "após recondicionamento em carga de madeira".

pj-de-leiria-apreende-351-quilos-de-cocaina-trazida-da-america-do-sul-em-caixas-de-banana
Operação foi desenvolvido pela Polícia Judiciária de Leiria
Ricardo Graça

A Polícia Judiciária acaba de anunciar a apreensão de 351 quilos de cocaína feita no âmbito de uma operação de combate ao tráfico internacional de droga, desencadeada, nos últimos dias, pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com inquérito dirigido pelo DIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal) de Leiria. 

Em comunicado, a PJ explica que a cocaína foi importada da América do Sul "dissimulada em caixas de bananas" e que tinha como destino o centro/norte da Europa, "após recondicionamento em carga de madeira".

Nesta operação, foram executados vários mandados de busca não domiciliárias a armazéns e viaturas, pesadas e ligeiras. Além do produto estupefaciente, foram ainda apreendidas três viaturas - um ligeiro de passageiros topo de gama, um ligeiro e um pesado de mercadorias -, "bem como, diverso equipamento tecnológico, telemóveis, sistemas de barramento de comunicações e localizadores GPS", informa a PJ.

Naquela nota de imprensa, a Judiciária adianta ainda que a operação culminou com a detenção em flagrante delito de dois cidadãos de "dupla nacionalidade portuguesa e de um país do centro da Europa, ambos de 45 anos de idade". 

Os detidos serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial, para a aplicação de adequadas medidas de coação.