Desporto

Pista de Pump Track da Loureira é inaugurada este sábado

28 jul 2023 07:30

Surgiu numa iniciativa de quatro jovens, para dar uma nova dinâmica à Loureira, e será oficialmente inaugurada no sábado, com a realização das provas de qualificação para o mundial da modalidade

pista-de-pump-track-da-loureira-e-inaugurada-este-sabado
Pista situa-se no Parque de Merendas do Vale Mourão, em Santa Catarina da Serra, Leiria
Ricardo Graça

É uma das poucas pistas de Pump Track em Portugal e ‘nasceu’ para dar uma nova vida ao Parque de Merendas do Vale Mourão, na Loureira, em Santa Catarina da Serra, Leiria. Em funcionamento desde o início do ano, a pista é oficialmente inaugurada este sábado, 29 de Julho, com a realização de provas de qualificação para o campeonato do mundo da modalidade.

Mas o que é, afinal, uma pista de Pump Track? Trata-se de uma pista construída em terra ou em asfalto, com várias elevações de terreno, onde o atleta pode ganhar impulso e velocidade sem dar aos pedais. Os circuitos são utilizados no treino de modalidades como BMX, embora possam ser também usados com skates, patins, trotinetes ou outro tipo de bicicletas.

A iniciativa partiu de um grupo de quatro jovens da Loureira, com o objectivo de requalificar a zona do parque de merendas, construído em 2007 pela mão dos populares, e dar-lhe uma nova dinâmica. “A ideia surgiu no período da pandemia, quando estava tudo parado. Como o parque de merendas estava a ficar um pouco degradado e havia um campo de futebol que já não estava a ser usado, lembrámo-nos de ver o que podíamos fazer para dar uma nova cara àquela zona”, explica Filipe Ribei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ