Viver

Pintura mural homenageia população da Vieira, a arte xávega, o pinhal e a cultura avieira

26 jul 2021 15:02

Obra da autoria do artista plástico Bruno Gaspar, mas da responsabilidade da autarquia da Marinha Grande

pintura-mural-homenageia-populacao-da-vieira-a-arte-xavega-o-pinhal-e-a-cultura-avieira
Sem focar ninguém em específico, mural representa toda a população que, durante décadas tirou sustento do mar
CM Marinha Grande

É da autoria do artista plástico Bruno Gaspar (na foto acima) o trabalho de arte urbana, que, numa parede de um prédio, da Avenida dos Pescadores, na Praia da Vieira (concelho da Marinha Grande), homenageia a população local, a cultura avieira, o pinhal e a arte xávega.

A pintura, que apresenta entre outros elementos, a face anónima de uma mulher da praia, vestida de negro, representativa de todo um povo que enfrentou e, por vezes, perdeu a vida no mar e um barco de pescadores da arte xávega, resulta de uma candidatura da Região de Leiria Rede Cultural. 

A pesca e a exploração do pinhal foram os meios de sustento de uma população pobre e sofrida que tinha nos recursos naturais locais, a base da sua sobrevivência familiar.

"Pretende-se que esta parede testemunhe o reconhecimento pela vida e trabalho de gerações que deram origem à Praia da Vieira tal como a conhecemos hoje", refere a autarquia em comunicado.

O autor da pintura é Bruno Gaspar. Nasceu em França (Paris), em 1979, e licenciou-se em História da Arte, na Universidade Nova de Lisboa. É formado em cinema de animação em papel e volumes, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde os 15 anos que participa em diferentes projetos artísticos: cinema de animação, fotografia, design, publicidade e marketing, ilustração, escultura e artes plásticas. Venceu o Prémio Maria Alberta Menéres 2011 e em 2017, o segundo prémio de Artes Plásticas (25 de Abril- Casa de Portugal) em Macau.

É director do cinANTROP (Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Portugal) e o fundador do projecto artístico-solidário Olhares sem Abrigo/Homeless Heys.  

Nos últimos anos, tem dedicado a sua vida profissional à crónica de viagens no semanário Sol e no Jornal i e é ainda cartoonista e ilustrador no JORNAL DE LEIRIA.