Viver

Pintura. Do Novo Banco para os museus da região

3 jun 2023 14:15

No distrito de Leiria, há oito obras (em cinco museus) provenientes da colecção de pintura do Novo Banco. As mais antigas são do século XVII

pintura-do-novo-banco-para-os-museus-da-regiao
“Paisagem com cascata, pastores e rebanho”, Jean-Baptiste Pillement, MCCB, Batalha
Novo Banco

O que mais impressiona é, provavelmente, o olhar atento e detalhado sobre a paisagem, numa época em que não é possível pintar fora do estúdio, por não existirem tintas fáceis de transportar para o exterior.

As duas obras atribuídas ao italiano Francesco Zuccarelli (1707-1788) surpreendem o visitante no núcleo de exposição “A Biodiversidade na Arte”, mas, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), encontra-se uma outra, também emprestada pelo Novo Banco, da autoria de Jean-Baptiste Pillement, considerado um dos mais importantes paisagistas franceses do século XVIII.

“Passou a maior parte da sua vida a viajar” – comenta a técnica conservadora Ana Moderno – e “embora as composições tenham como ponto de partida a realidade desenhada à vista, a versão final era feita em ateliê”.

As três pinturas a óleo são o objecto do contrato de depósito celebrado em Janeiro deste ano com o MCCB e constituem o caso mais recente de incorporação em museus de obras da colecção do Novo Banco, no contexto do projecto Novo Banco Cultura, iniciado há cinco anos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ