Saúde

Pinhal Litoral é a região com mais utentes sem médico na zona Centro

25 mar 2016 00:00

Pinhal Litoral é a região com mais utentes sem médico na zona Centro

pinhal-litoral-e-a-regiao-com-mais-utentes-sem-medico-na-zona-centro-3505
Maria Anabela Silva

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, que abrange dez concelhos do distrito de Leiria (a Norte de Porto de Mós, inclusive), é, na região Centro, aquele que tem mais utentes sem médico de família.

Os dados constam do último relatório da Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS) sobre o tema, segundo o qual, no final do ano passado aquele ACES tinha 27.556 pessoas sem clínico atribuído.

Um número que, em termos percentuais, representava 10,5% do total de inscritos nos centros de saúde do Pinhal Litoral, ou seja, o dobro da média registada na área de influência da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, que, além de Leiria, integra os distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Olhando para o ACES do Oeste Norte, no qual estão inseridos os concelhos do Sul do distrito, os dados revelam que nesse território 12,2% (21.631) dos utentes inscritos não dispõem de médico de família.

Apesar de ser ligeiramente pior do que no ACES do Pinhal Litoral, este valor é, no entanto, o mais baixo de toda a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, a segunda do País com menor taxa de cobertura da população com clínicos de medicina familiar.

Pior só o Algarve, onde quase um quarto da população (23,5%) não...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo