Sociedade

Pinhal de Leiria: Já foram plantadas quase 2,1 milhões de árvores, mas ainda faltam 6,2 milhões

15 out 2021 10:00

Há quatro anos, no dia 15 de Outubro, um violento incêndio destruiu 86% da Mata Nacional de Leiria. O trabalho de recuperação está em marcha, mas há ainda muito a fazer.

pinhal-de-leiria-ja-foram-plantadas-quase-21-milhoes-de-arvores-mas-ainda-faltam-62-milhoes
Até ao início de Setembro, tinham sido rearborizados 1.644 hectares da Mata Nacional de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

Desde o incêndio de 15 de Outubro de 2017, que destruiu 86% da Mata Nacional de Leiria (MNL), já foram plantadas no local cerca de 2,1 milhões de árvores, mas falta ainda plantar perto de 6,2 milhões, ou seja, quase o triplo do executado até ao momento.

Os dados constam do portal digital de informação sobre as acções de recuperação e valorização da MNL, após o incêndio e da passagem do furacão Leslie, que ocorreu um ano depois.

De acordo com os números disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) naquele portal, até 1 de Setembro deste ano, data da última actualização dos dados, foram rearborizados 1.644 hectares da mata, de um total de 4.495 hectares onde serão feitas plantações, com recurso a 20 espécies diferentes, sendo o pinheiro-bravo a mais utilizada.

Segundo os dados do portal, em 1.173 hectares a recuperação aconteceu através da regeneração natural do pinhal. No portal é ainda disponibilizada informação relativa à área da MNL já intervencionada, seja por acções de exploração florestal, rearborização, regeneração natural, controlo de invasoras e trabalhos de defesa da floresta contra incêndios.

De acordo com os dados publicados, até ao final do ano passado tinham sido interve

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ