Sociedade

Pilotos da região representam Portugal no Mundial de Carro à Vela

5 fev 2024 14:30

De Leiria e Ansião, Dário Ruivo e David Allen vão aventurar-se de novo numa prova internacional de Carro à Vela, um desporto ainda pouco conhecido em Portugal

pilotos-da-regiao-representam-portugal-no-mundial-de-carro-a-vela

Dário Ruivo e David Allen estão entre os 40 inscritos na classe Mini 5,60 para o Campeonato do Mundo de Carro à Vela, que se realizará em França de 29 de Junho a 3 de Julho.

Os velejadores de Leiria e Ansião não têm objectivos competitivos definidos, mas querem usufruir do prazer de conduzir os carros criados pelos próprios.

“É possível comprar os carros, mas no nosso caso sou eu que os construo. Isso é o que me dá muito gozo fazer. O David e eu temos estado a desenvolver dois carros para levarmos à prova em França”, afirma Dário Ruivo.

David Allen, um velejador de dupla nacionalidade - australiana e inglesa – e a viver na pequena aldeia de Casal Soeiro, no concelho de Ansião, tem hasteado a bandeira portuguesa pelas provas que disputa em carro à vela.

São os únicos representantes portugueses a participar na prova, à semelhança do que já tinha acontecido no Europeu de Carro à Vela, onde a bandeira nacional foi exibida pelos dois velejadores da região.

“Vamos em representação do Núcleo de Espeleologia de Leiria [NEL], com o apoio da Associação Lansailing Portugal”, explica Dário Ruivo, ao lembrar que só a França tem 20 atletas inscritos, o que demonstra a força da modalidade em terras gaulesas, onde já existem escolas de Carro à Vela. Para o piloto do NEL (Pédevento), esta será mais uma aventura, onde privilegiará o lazer em prol da competição.

“Há duas maneiras de viver o desporto: na parte competitiva e na parte de lazer. Nós tentamos viver na parte de lazer, sobretudo eu, já que o David é mais competitivo”, revela.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ