Viver

Pianistas de 18 países em Óbidos e Caldas da Rainha

2 jul 2023 08:30

Festival Internacional de Piano do Oeste (SIPO 2023) começa hoje e decorre até 9 de Agosto

pianistas-de-18-paises-em-obidos-e-caldas-da-rainha
Organização anuncia a edição mais internacional de sempre
DR

Recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra, uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade integram o programa do Festival Internacional de Piano do Oeste – SIPO 2023, de 2 de Julho a 9 de Agosto, em Óbidos e Caldas da Rainha.

Em conjunto com os 10 dias das masters classes do SIPO 2023, a organização anuncia a participação de pianistas de 18 países, na edição mais internacional de sempre.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, os pianistas Josep Colom, James Giles, Boris Berman e Jun Kanno, Paulo Oliveira, Manuela Gouveia, Artur Pizarro, Dominic Doutney, Martin Jacobs, o cravista Cristiano Holtz e a violinista Raquel Cravino são alguns dos nomes confirmados para a 28ª edição do festival.

Ao todo, o programa musical é constituído por 13 concertos.

Portugal, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Kosovo, Eslováquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos da América, México, Equador, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Japão são os países representados num cartaz que inclui artistas de renome internacional e jovens pianistas.

Na edição de 2023, as master classes decorrerão entre 31 de Julho e 10 de Agosto e contam com a presença dos professores Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal), Eugen Indjic (Estados Unidos) e Jun Kanno (Japão).

O pianista português Paulo Oliveira, aluno participante nas primeiras edições das master classes da SIPO no fim dos anos 90, está de regresso como pianista com carreira feita para o concerto inaugural do festival, neste domingo, 2 de Julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.