Viver

Pianista russo dá concerto em defesa da Ucrânia

19 jul 2022 14:29

O pianista russo Boris Berman vai interpretar obras do compositor ucraniano Valentin Silvestrov, em Óbidos

pianista-russo-da-concerto-em-defesa-da-ucrania
Boris Berman nasceu em Moscovo e está radicado nos Estados Unidos
DR

Numa edição especial dedicada à Ucrânia, as Master Classes da SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos e Festival Internacional de Piano do Oeste contam com o pianista de origem russa Boris Berman a protagonizar um concerto de apoio ao povo ucraniano e em defesa da paz.

De 27 de Julho a 10 de Agosto, a 27ª edição do evento inclui 12 concertos nos concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha e encerra com um espectáculo no Museu do Oriente, em Lisboa.

Boris Berman vai interpretar obras de Valentin Silvestrov, um dos mais reconhecidos compositores ucranianos actuais.

Os pianistas James Giles, Josep Colom, Piotr Świtoń, Mirta Herrera, António Rosado, Manuela Gouveia e Artur Pizarro também estão confirmados.

Outro destaque deste ano é a presença de João Barradas, jovem acordeonista e compositor português que é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus.

O festival engloba, ainda em Óbidos, uma exposição de fotogravuras de Margarida Lourenço, intitulada Tempo Suspenso, e uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery.

Nas masterclasses, participam cerca de 30 jovens oriundos de 10 países: Portugal, Espanha, Alemanha, Polónia, Austrália, Estados Unidos, China, Japão, México e Brasil.

Nas ruas de Óbidos estarão mais de uma dezena de pianos espalhados pela vila, fazendo a música, dita erudita, acessível a todos, sublinha a organização.