AUTÁRQUICAS 2021

Pescador João Delgado concorre pela CDU à Câmara da Nazaré

25 mai 2021 14:10

Reforçar a representação na Assembleia Municipal e eleger um vereador são os objetivos da CDU na Nazaré.

pescador-joao-delgado-concorre-pela-cdu-a-camara-da-nazare
João Delgado preside ao Conselho de Administração da Cooperativa Mútua dos Pescadores
DR
Redacção/Agência Lusa

O pescador João Delgado é o candidato da CDU à Câmara da Nazaré, concelho onde a coligação assume como objectivo aumentar a representação na Assembleia Municipal e a eleição de um vereador para o executivo.

A Coligação Democrática Unitária, formada pelo PCP e pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, manifestou-se hoje, em comunicado, “pronta para assumir as mais altas responsabilidades que a população lhe queira atribuir” através do voto nas próximas eleições autárquicas, em que volta a apostar na candidatura de João Delgado.

A escolha do pescador e dirigente local e regional do PCP para encabeçar a lista “visa dar corpo à intensa e qualificada intervenção do PCP e da CDU no concelho da Nazaré”, pode ler-se no comunicado, que alude ao desempenho de João Delgado como actual deputado municipal.

Quatro anos depois das últimas eleições autárquicas, a CDU critica “a inércia ou acomodação da generalidade das forças políticas representadas na Câmara e na Assembleia Municipal”, considerando que a sua “falta de ligação aos problemas reais” do concelho “contrastam com a permanente e qualificada intervenção da CDU nos órgãos autárquicos”.

A coligação, que através dos seus eleitos tem dado voz aos “problemas dos trabalhadores, dos pescadores e dos agricultores, dos trabalhadores da cultura, das micros e pequenas e médias empresas”, assume agora o objectivo de alcançar “um reforço em votos e em percentagem, e a eleição de mais representantes da CDU para a Assembleia Municipal e a urgente e necessária eleição de vereadores para a Câmara Municipal”.

Para tal, a CDU aposta igualmente na candidatura da música Sara Vidal, que como independente lidera a lista candidata à Assembleia Municipal.

João Delgado, de 43 anos, é pescador e formador nas áreas da Marinharia e Tecnologia da Pesca no Centro de Formação das Pescas e do Mar – FOR-MAR.

É doutorando em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo e pós-graduado em Economia Social: Mutualismo, Cooperativismo e Solidariedade.

É ainda artista plástico e desenvolve projectos de natureza cultural.

Actualmente preside ao Conselho de Administração da Cooperativa Mútua dos Pescadores e é desde 2017 membro da Assembleia Municipal, órgão onde já tinha cumprido mandatos entre 2001 e 2008.

João Delgado irá disputar a presidência da Câmara da Nazaré com Telma Ferreira (BE), Fátima Duarte (PSD) e o actual presidente, Walter Chicharro (PS), até aqui as únicas candidaturas divulgadas.