Sociedade

Perto de 1,25 milhões de lâmpadas iluminam Natal em Leiria e no Pedrógão

22 nov 2021 14:22

Edição deste ano do "Leiria Natal" irá custar "aproximadamente" meio milhão de euros.

perto-de-125-milhoes-de-lampadas-iluminam-natal-em-leiria-e-no-pedrogao
Este ano não haverá bola gigante, como em 2019, mas não faltará iluminação nas ruas da cidade
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Município de Leiria vai reforçar a iluminação natalícia. Ao todo, serão cerca de 1,25 milhões de lâmpadas a iluminar as ruas da cidade e a Praia do Pedrógão.

A activação das luzes acontecerá esta sexta-feira, dia 26, às 19 horas, dando assim início à animação natalícia, cujo programa se estende até ao dia 6 de Janeiro.

De acordo com informação enviada ao JORNAL DE LEIRIA pelo município, a estimativa de custos do “Leiria Natal” é de  "aproximadamente 500 mil euros".

Em declarações à agência Lusa, a vereadora Catarina Louro, que tem, entre outros, o pelouro do Desenvolvimento Económico, revelou que o município irá, este ano, "aumentar o número de ruas e o número de avenidas iluminadas”, sendo que "pela primeira vez, todas as ameias do Castelo estarão iluminadas”.

Segundo a autarca, este reforço da iluminação é “também é uma forma muito atractiva de chamar a Leiria” e ao seu comércio “visitantes, quer sejam do concelho, quer sejam de fora”.

A vereadora manifestou ainda satisfação pela autarquia o ter “conseguido planear o Leiria ‘Natal’ este ano”.

“Ainda estávamos na dúvida como é que ia correr este inverno. E, portanto, acima de tudo estamos a planeá-lo de uma forma segura”, declarou Catarina Louro, apontando “todas as exigências” como noutros eventos, que passam pelo uso obrigatório de máscara devido à pandemia de Covid-19.

Admitindo ter “expectativas muito elevadas” para o “Leiria Natal”, atendendo, também, a outros eventos que a Câmara de Leiria tem organizado, Catarina Louro considerou que “as pessoas, apesar de compreenderem e respeitarem todas as regras de segurança, nesta fase não deixam de aparecer, bem pelo contrário, procuram os eventos e têm, de facto, participado quer na dinâmica cultural, quer na dinâmica económica”.

Fogo de artifício na inauguração da iluminação

A inauguração da iluminação está prevista para as 19 horas desta sexta-feira, seguindo-se um espectáculo de fogo-de-artifício e um momento musical com três filarmónicas locais. O momento terá transmissão em directo no Facebook do Leiria Natal.
O Pai Natal chega à cidade no dia seguinte, pelas 17 horas. Os principais pólos de atracção na sede do concelho são o Largo Paulo VI (Recreio dos Duendes e pista de gelo), o Mercado de Sant’Ana (espectáculos e oficinas) e a Praça Rodrigues Lobo (Casa do Pai Natal).
Haverá ainda espaços no Largo Goa, Damão e Diu (carrossel e comida de rua), no Castelo de Leiria (a figura central da iluminação de Natal, com animação para crianças) e no Jardim Luís de Camões (onde decorre o Jardim Solidário e vai estar disponível o comboio de carril).
Estão, igualmente, previstas iniciativas nos teatros Miguel Franco e José Lúcio da Silva.