Sociedade

Peregrinação dos emigrantes reúne milhares de fiéis em Fátima

12 ago 2022 09:18

Celebrações integram a tradicional oferta de trigo. Os cereais doados pelos fiéis são usados para o fabrico de hóstias

peregrinacao-dos-emigrantes-reune-milhares-de-fieis-em-fatima
Redacção/Agência Lusa

Milhares de migrantes são esperados esta sexta-feira no Santuário de Fátima, na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de agosto, considerada a peregrinação dos emigrantes, presidida pelo bispo de Fall River (Estados Unidos da América), Edgar Cunha.

As celebrações integram a peregrinação do migrante e do refugiado, no âmbito da 50.ª Semana Nacional de Migrações, que começou na segunda-feira e termina no domingo, sob o tema “Construir o futuro com migrantes e refugiados”. Este é o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se assinala em 25 de setembro.

A Semana Nacional de Migrações é uma iniciativa da Obra Católica Portuguesa de Migrações, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que em 2022 faz 60 anos.

A peregrinação começa às 21:30 horas com a recitação do terço, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra.

No sábado, às 09:00 horas, é recitado o terço, realizando-se, uma hora mais tarde, a missa, que inclui uma palavra dirigida aos doentes. As celebrações terminam com a procissão do adeus.

Na peregrinação, é retomada a vigília de oração animada pelos secretariados diocesanos de migrações, comunidades católicas da diáspora e capelania nacional ucraniana, informou o Santuário de Fátima.

A peregrinação inclui, ainda, no sábado, a tradicional oferta de trigo, ação que se repete pela 82.ª vez, iniciada por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da Diocese de Leiria, que em 1940 ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.

“Desde aquele ano, os peregrinos, já não só de Leiria, mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade, ano após ano, a este ofertório”, referiu o santuário.

Segundo dados do templo mariano, no ano passado, “consumiram-se, nas celebrações, 569.960 partículas, 820 hóstias médias, 60 hóstias grandes e 45 partículas para celíacos”.

Para esta peregrinação, estavam inscritos, na quarta-feira, três grupos da Polónia, dois grupos de Portugal e outros dois da Alemanha e de Espanha, além de peregrinos da Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Israel, Itália e Vietname, com um grupo cada.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) disse que a maior preocupação com os migrantes e refugiados é a integração.

“Tivemos aqui um movimento muito bonito a nível do acolhimento e vimos que temos uma sociedade civil muito disponível para o acolhimento, nomeadamente o acolhimento de emergência, mas a questão da integração, de percebermos que mudanças é que temos de fazer, estruturais, para que a integração ou a inclusão seja bem-sucedida, eu creio que é a maior preocupação”, afirmou Eugénia Quaresma.

“Aprendemos muito agora com os deslocados da Ucrânia, é verdade, mas o trabalho da Igreja lembra que existem outras nacionalidades que estão entre nós e que também precisamos de cuidar”, declarou a responsável, exemplificando com os cidadãos do Afeganistão e frisando ser “importante lembrar que há outras nacionalidades”.