Economia

Peniche vai receber centro de investigação em produtos do mar

16 nov 2021 16:56

Governo anunciou investimento total de 87 milhões, para vários pontos do País

peniche-vai-receber-centro-de-investigacao-em-produtos-do-mar
Investimento visa “potenciar o sector da transformação do pescado e a biotecnologia”
Ricardo Graça/Arquivo

Vão ser investidos 87 milhões de euros em centros de investigação e de desenvolvimento de produtos para a economia do mar em Peniche, Lisboa, Oeiras, Aveiro, Porto e Algarve, disse hoje em Peniche o ministro do Mar.

Segundo a Lusa, o Hub Azul, com financiamento de 87 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contempla infraestruturas “para desenvolver as grandes tecnologias e promover a ligação entre as academias e as indústrias e os empreendedores em contextos da biotecnologia azul, das energias oceânicas, robótica submarina, das engenharias e construção naval”, afirmou Ricardo Serrão Santos.

O governante, que falava na abertura da Expo Fish Portugal, a primeira feira internacional virtual de pescado fresco ou transformado, explicou que o investimento visa “potenciar o sector da transformação do pescado e a biotecnologia” e promover uma maior ligação entre a investigação científica e as indústrias do sector.

Mais do que centros de investigação, o ministro disse que vão ser “centros de produção de produtos na parte da biotecnologia azul, para aumentar o número de patentes nacionais”.

O Hub Azul vai ter infraestruturas (novas e existentes) costeiras com acesso à água, laboratórios e zonas de teste, locais para prototipagem, scale-up pré e industrial e espaço de incubação e alavancagem de empresas, criando “uma plataforma física e virtual em rede para dinamizar a bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar descarbonizante em Portugal e na Europa”.

Este Hub Azul pressupõe ainda “uma estreita ligação às universidades nacionais, principalmente às escolas com formação superior direccionada para o mar, e aos centros de formação profissional do mar”.

Neste momento, estão a ser formados consórcios e os anúncios vão ser lançados em Janeiro.