Sociedade

Peniche investe cerca de 75 mil euros na plantação de árvores

18 ago 2022 11:24

Com o objectivo de combater as alterações climáticas e criar condições para usufruto do espaço urbano

peniche-investe-cerca-de-75-mil-euros-na-plantacao-de-arvores
Parque Urbano de Peniche
DR

Peniche está a adoptar medidas de combate às alterações climáticas, de facilitação da transição para a economia verde e erstá a dotar o espaço público de melhores condições de usufruto.

O município apresentou uma candidatura ao programa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-UE) para arborizar diversos espaços verdes na cidade no valor de 74.802,56 euros, que foi considerado elegível para comparticipação a 100%.

Segundo uma nota da autarquia enviada às redacções, foram escolhidos 32 locais, abrangendo uma área total de 3,14 hectares.

"Esta intervenção, que se prevê estar concluída até ao final de 2023, contribui para o aumento da plantação de árvores e arbustos autóctones e alóctones, promovendo assim a criação de sombreamento na cidade, potenciando a diversidade florística para alimento e refúgio de fauna e usufruto do espaço público pela população."

As medidas fazem parte da estratégia municipal para o sequestro de carbono, a depuração do ar e minimização dos efeitos da poluição.

Além da arborização prevê-se ainda a beneficiação e reajuste dos sistemas de rega, redução de áreas relvadas, aplicação de revestimentos orgânicos no solo para manutenção da humidade nas plantas, instalação de mobiliário urbano e instalação de casas-ninho para abrigo das aves urbanas.

O presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, sublinha a aposta que está a ser feita no Pinhal Municipal, na Albufeira de São Domingos e na sua envolvente.

"Temos de construir espaços públicos com qualidade para que todos possam usufruir", afirma.