Covid-19

Peniche: 20 infectados em surto de Covid-19 no sector da pesca

7 out 2020 14:22

Testaram positivo 19 tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca de longo curso e um trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche

peniche-20-infectados-em-surto-de-covid-19-no-sector-da-pesca
Peniche contabiliza 115 casos confirmados de Covid-19, dos quais 46 estão activos
DR
Redacção/Agência Lusa

Renato Martins, médico de saúde pública, disse à agência Lusa que "os primeiros casos foram detectados na penúltima semana, depois de os tripulantes terem concluído o seu trabalho e, em virtude de irem regressar ao seu país de origem de avião, foram testados".

Um total de 19 tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca de longo curso e um trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche, onde as embarcações se encontravam, estão infectados com Covid-19, explica o delegado de saúde do concelho.

Por terem surgido casos positivos, as autoridades decidiram testar 48 tripulantes de quatro embarcações, que se encontram nos Estaleiros Navais de Peniche, sendo todos de nacionalidades estrangeiras, na maioria de países africanos e da Oceânia.

"Como as instalações dentro dos navios são exíguas e não há distanciamento, foram identificados 19 casos confirmados", explicou Renato Martins, adiantando que a origem do contágio terá sido devido a contactos em terra, em Peniche, onde a maioria está "há mais de duas semanas".

Os tripulantes que estão negativos permanecem dentro dos navios, enquanto os positivos foram realojados pela Protecção Civil em residências na cidade.

Como as embarcações estão a ser reparadas, as autoridades decidiram alargar o número de testes aos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Peniche, dos quais 15 já foram testados e um deles acusou positivo e, esta semana, estão a ser realizados cerca de 10 outros testes.

Segundo o delegado de saúde de Peniche, "o surto está controlado" até agora.

Peniche contabiliza 115 casos confirmados de Covid-19, dos quais 46 estão activos, segundo o boletim divulgado hoje pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.