Desporto

Pedrógão volta a ser palco para lendas do andebol

13 ago 2023 15:00

O Andebol de Praia Legends está garantido no próximo ano.

pedrogao-volta-a-ser-palco-para-lendas-do-andebol
Evento reuniu cerca de 120 atletas
DR

Alegria e reencontro podem definir a segunda edição do Andebol de Praia Legends, organizado pela Associação Desportiva Raccoons d’Areia, na Praia do Pedrógão, no último fim-de-semana.

A prova de demonstração da modalidade, como classifica o evento Filipe Oliveira, um dos organizadores, tem precisamente como finalidade reunir antigos jogadores de andebol de praia, para que possam reviver momentos de partilha e voltarem a fazer o gosto à mão.

Mais velhos, com alguns cabelos brancos ou quilinhos a mais, cerca de 120 atletas mostraram que quem sabe nunca esquece e voltaram a espalhar magia no areal da Praia do Pedrógão, que se encheu de espectadores para aplaudir as antigas glórias. “O foco é nos antigos participantes dos vários torneios de andebol de praia realizados na Praia do Pedrógão desde os anos 90. Este ano tivemos pessoas de diferentes zonas do País, que integraram equipas da região de Leiria, mas o objectivo é que possamos voltar a trazer as equipas nacionais completas, que participavam no circuito nacional”, adianta Filipe Oliveira.

Segundo conta, alguns participantes “já não tocavam numa bola de andebol de praia há vários anos” e muitos trouxeram a família, os lhos e “foi bom reencontrar” antigos companheiros e juntarem-se de novo.

“O objectivo é mesmo esse, por isso, o público alvo é o escalão de veteranos, ou seja, mais de 35 anos em masculinos e mais de 30 anos em femininos”, adiantou um dos organizadores, ao salientar que o feedback tem sido “muito bom”.

Por isso, o Andebol de Praia Legends está garantido no próximo ano. “Vamos tentar organizar o evento com maior antecedência, sobretudo, estabelecer cedo as datas para que as pessoas possam organizar as suas férias para estarem presentes”, assumiu Filipe Oliveira.

O Andebol de Praia Legends surgiu de uma conversa de amigos, durante o Festival da Sardinha, em 2022, ano em que não estava previsto qualquer torneio da modalidade na Praia do Pedrógão.

Determinados a manter viva a tradição do andebol de praia na vila, o grupo de amigos uniu-se e em três semanas montou o evento, onde uma equipa do JORNAL DE LEIRIA participou pela segunda vez.