Sociedade

Pedrógão Grande aprova orçamento de 5,7 milhões de euros

3 nov 2015 00:00

Redução "prudente" de 8% face ao orçamento para 2015

pedrogao-grande-aprova-orcamento-de-57-milhoes-de-euros-2388

A Câmara de Pedrógão Grande aprovou o orçamento para 2016 de 5,7 milhões de euros, menos 8% do que o do ano passado, assumindo uma opção de prudência para “assegurar a estabilidade das contas do município”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo uma nota de imprensa do município, "existe uma opção política, económica e financeira de prudência – assegurar a estabilidade das contas do município –, mas também de fomento intersectorial da dinâmica do concelho, através de investimento, muito dele suportado nos fundos europeus”.

A autarquia refere ainda que pretende também “interligar as exigências de bom trabalho económico, financeiro e social da câmara” com “as exigências económico-financeiras das famílias”, pelo que o orçamento do próximo ano quer “folgar a capacidade financeira familiar e garantir, ao mesmo tempo, a estabilidade nas receitas municipais”.

Nas opções estratégicas para 2016, a Câmara de Pedrógão Grande aponta, entre outros, o reordenamento urbano dos espaços de circulação, de utilidade e de lazer, os incentivos à fixação de cidadãos e empresas, e o desenvolvimento da atividade empresarial.

A modernização administrativa, a área da saúde (com a remodelação do centro de saúde e um programa de teleassistência), a melhoria do desempenho ambiental e energético, e a prevenção e gestão de riscos são outras das áreas prioritárias.

Já ao nível da terceira idade, o município quer avançar com uma equipa de intervenção sénior, para apoiar em diversas iniciativas a população idosa com necessidades sociais e financeiras específicas, um centro comunitário intergeracional e lançar um cartão municipal com descontos.

No âmbito do turismo, além da criação de rotas, sendo disso exemplos a Nacional 2, Judeus e Ribeira de Pera, a Câmara de Pedrógão Grande quer potenciar o turismo náutico nas albufeiras do Cabril e Bouçã.