Desporto

Pedro Sequeira: “Dificilmente um jovem não encontra uma modalidade que lhe dê prazer”

18 dez 2021 14:32

O presidente da Confederação de Treinadores de Portugal acredita que a classe está cada vez mais bem preparada para permitir aos jovens atletas uma prática desportiva saudável

pedro-sequeira-dificilmente-um-jovem-nao-encontra-uma-modalidade-que-lhe-de-prazer
Pedro Sequeira é vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal
DR

É Professor Coordenador da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e muitos daqueles que querem ser técnicos passam pelas suas aulas. Os treinadores estão preparados para valorizar o Desporto pelo Desporto?

Os treinadores estão preparados. O maior problema é que muitas estruturas onde estão envolvidos muitas vezes não querem ou não defendem isso e criam problemas. Felizmente, algumas situações têm vindo a ser denunciadas, o que permite que se actue.

Mas ainda há treinadores dos escalões mais jovens que não conseguem abdicar de querer, acima de tudo, ganhar.

Sim, é verdade. Em todas as profissões há sempre um conjunto de pessoas que não cumprem com os valores éticos e deontológicos. Infelizmente, os treinadores não fogem dessa realidade. No entanto, é algo que tem vindo a melhorar substancialmente. Os treinadores nos escalões de formação valorizam cada vez mais um conjunto grande de factores e não apenas o sucesso do resultado desportivo.

Nessa circunstância, há miúdos que pouco ou nada jogam. É isso que provoca o abandono precoce dos miúdos?

É um dos factores. Nem todos os jovens de um mesmo escalão estão no mesmo nível de desenvolvimento desportivo, até porque alguns começam mais cedo, outros evoluem mais lentamente. Se por causa disso são sistematicamente preteridos, tal leva à desmotivação. Cabe aos clubes e, principalmente, aos treinadores, criarem condições para todos competirem. As competições alternativas, por níveis ou equipas B, são algumas das soluções para esta heterogeneidade dos atletas jovens de um mesmo clube ou modalidade.

O papel social do treinador exige o respeito pela individualidade de cada um?

Sim, exige. Só dessa forma o treinador é verdadeiramente treinador e será reconhecido o seu papel social na sociedade. Atenção que respeito não significa que o treinador faça tudo o que os outros querem para estarem felizes. Respeito significa justiça, coerência, dedicação, empenho, ética, valores, educação com cada um, seja atleta, dirigente, árbitro ou adepto.

Quem pensa que tratar todos por igual é o mais justo está redondamente enganado.

Pois está. Cada pessoa tem as suas necessidades individuais. Por exemplo, um atleta que não possa ir aos treinos todos não pode ser colocado ao mesmo nível de um que vá. Mas não significa ser mal tratado por faltar ao

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ