Desporto

Pedro Morouço eleito director da Federação Portuguesa de Natação

7 nov 2016 00:00

Docente do Instituto Politécnico de Leiria fica responsável pelo pelouro da formação.

pedro-morouco-eleito-director-da-federacao-portuguesa-de-natacao-5347

Pedro Morouço foi eleito director da área de formação da Federação Portuguesa de Natação, assumindo como principal responsabilidade aprimorar e desenvolver o plano de formação federativo.

O docente e investigador do Instituto Politécnico de Leiria foi também recentemente nomeado para a Direção da International Society of Biomechanics in Sports e ainda este mês lançou o livro Natação e atividades aquáticas: pedagogia, treino e investigação, em co-autoria com Nuno Batalha, da Universidade de Évora, e Ricardo Fernandes, da Universidade do Porto.

Este novo desafio é na área em que, desde cedo, Pedro Morouço investe em investigação. "Ser em simultâneo director da Federação Portuguesa de Natação e da International Society of Biomechanics in Sports permite aproximar a ciência da prática promovendo a transferência do conhecimento para os diferentes actores da modalidade e, simultaneamente, consciencializar os treinadores dos avanços científicos que podem contribuir para a sua atuação", explicou o investigador.

Pedro Morouço é docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e responsável pelo Grupo de Investigação em Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp).

Em 2005 começou a colaborar pro bono com a Associação de Natação do Distrito de Leiria, sob a alçada da Federação Portuguesa de Natação. Sem grande apoio financeiro começou a fazer investigação na Federação, nomeadamente na avaliação dos desportistas federados, através, por exemplo, do desenvolvimento de sistemas de vídeo submersos.

Posteriormente Pedro Morouço atualizou o seu sistema de câmaras, adquirindo um total de quatro câmaras sincronizadas, duas acima e duas debaixo de água.

Este trabalho resultou em cerca de dois anos de investigação, em que Pedro Morouço viajou entre complexos desportivos na região, reunindo dados qualitativos e quantitativos, no sentido de estabelecer maior proximidade com os treinadores e influenciar positivamente o desempenho dos atletas.

As investigações progrediram e em 2014 foi o vencedor do Hans Gros New Investigator Award, com os seus estudos em torno da performance em natação de elevado nível.

Em 2007 torna-se docente em Biomecânica do Desporto no Politécnico de Leiria. Em 2009 fez o mestrado na Universidade do Porto, e em 2012 o doutoramento na Universidade da Beira Interior, na área da melhoria da performance dos nadadores recorrendo a uma abordagem biomecânica e fisiológica.

Durante este período trabalhou de perto com a Federação Portuguesa de Natação, colaborando para constituir uma equipa de avaliação e controlo, onde era responsável pelo fornecimento da avaliação cinética.