Sociedade

Pedro Marques: engenheiro no CERN e violinista na orquestra da ONU

8 ago 2019 00:00

Natural de Leiria, Pedro Marques trabalha no maior laboratório de partículas do mundo e dedica-se também à música.

pedro-marques-engenheiro-no-cern-e-violinista-na-orquestra-da-onu-10566
Maria Anabela Silva

A música e a engenharia têm andado de mãos dadas na vida de Pedro Marques, jovem de Leiria que trabalha no CERN (European Organization for Nuclear Research), considerado o maior laboratório de física de partículas do mundo, e que integra a orquestra da ONU, em Genebra, Suíça, onde é violonista.

A oportunidade de Pedro Marques integrar o CERN surgiu quando estava a terminar o seu primeiro contrato de trabalho, na Accenture Portugal, onde fez consultoria na área da engenharia de software. E surgiu por “mero acaso”, quando, ao fazer a actualização do seu perfil no linkedin, precisou de aceder à conta de email que tinha associada ao Instituto Superior Técnico (IST), onde se formou em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Entre dezenas de emails havia um do CERN a dar conta de um protocolo de colaboração entre a organização e o IST, que permite a alguns alunos integrar projectos do laboratório. Candidatou-se e foi aceite, tendo começado a trabalhar em Fevereiro de 2017.

No CERN, Pedro Marques, de 27 anos, é responsável por várias aplicações, como a EDMS (Electronic and Engineering Data Management System), “a plataforma que gere toda a documentação técnica e de engenharia no CERN”.

O jovem trabalha ainda com a plataforma CDD - CERN Drawing Directory, que faz a gestão de “todo o ciclo de vida dos desenhos mecânicos, de todas as partes que constituem toda a maquinaria” do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ