Sociedade

Pedida mais protecção para sítio do Lapedo alvo de vandalismo

24 fev 2022 18:02

Com os actos de destruição perderam-se “milhares” de peças. Pede-se agora mais protecção para o sítio arqueológico, incluindo a aquisição do terreno onde se encontra e que é privado.

pedida-mais-proteccao-para-sitio-do-lapedo-alvo-de-vandalismo
Vandalismo ocorreu no chamado “testemunho pendurado”
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

“Nunca saberemos o que perdemos, além de milhares de peças que não foi possível recuperar”. O desabafo é de Vânia Carvalho, arqueóloga da Câmara de Leiria, que, numa visita guiada que fez no local, encontrou o troço da parede rochosa do Abrigo do Lagar Velho, área que começou a ser usada pelos humanos há pelo menos 29 mil anos, destruído.

No chão estavam “paus”, alegadamente usados para escavar a parede, e fragmentos “incontáveis” de ossos, materiais líticos (em pedra), carvões e vestígios orgânicos “preservados”. Ainda foram recolhidas cerca de 500 peças, mas muitas nem foram contabilizadas por só fazerem sentido “dentro de contexto”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ