Viver

Paulo Moreiras. O elogio de Ricardo Araújo Pereira e um novo livro

27 fev 2024 19:38

Do autor residente no concelho de Pombal, está nas livrarias Os Dias de Saturno

paulo-moreiras-o-elogio-de-ricardo-araujo-pereira-e-um-novo-livro
Próximo romance, entre outros projectos literários, está já "em curso"
Ricardo Graça

Quinze anos depois, há uma nova edição de Os Dias de Saturno, de Paulo Moreiras. Através da Casa das Letras, chancela do Grupo Leya, surge agora uma versão modificada do texto originalmente publicado em 2009, que há muito se encontrava esgotado, explica o autor residente no concelho de Pombal.

“Senti que era chegado o momento de fazer uma leitura crítica deste romance”, diz ao JORNAL DE LEIRIA. “Aproveitei o embalo criativo que trazia do Perdigote [2023, A Vida Airada de Dom Perdigote] não só para corrigir o Saturno mas também para reescrever muitas das cenas, dando-lhe mais densidade e outro ritmo. Apesar de ter acrescentado alguns capítulos, mantém o essencial do seu enredo, onde se destacam diversos pormenores trabalhados por uma mão mais experiente”.

Na promoção do livro disponível desde 13 de Fevereiro, a Casa das Letras destaca o reconhecimento que a literatura de Paulo Moreiras obtém de nomes como Miguel Real – “É hoje o mais exímio escritor português vivo cultor do género pícaro no romance” – ou Ricardo Araújo Pereira: “Um divertimento excelente, e toda a gente sabe que quando eu uso a palavra divertimento não é para me referir a coisas menores, antes pelo contrário”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ