Sociedade

Paulo Batista será secretário executivo da CIMRL. Gonçalo Lopes mantém-se na liderança

27 out 2021 10:31

O ex-presidente da Câmara da Batalha vai integrar o secretariado executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Alcina Costa, até agora secretária executiva, será a segunda secretária.

paulo-batista-sera-secretario-executivo-da-cimrl-goncalo-lopes-mantem-se-na-lideranca
Paulo Batista Santos foi eleito primeiro secretário executivo da CIMRL. Ficará com as área dos fundos comunitários e do planeamento
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

A criação de um novo órgão – secretariado executivo -, que será liderado por Paulo Batista Santos, ex-presidente da Câmara da Batalha, é uma das novidades saídas da reunião desta terça-feira da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que continuará a ser presidida por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.

Do Conselho Intermunicipal, que reúne os líderes dos dez municípios que compõem a CIMRL, saiu também a eleição dos presidentes das câmaras de Porto de Mós e de Pombal, respectivamente Jorge Vala e Pedro Pimpão, como vice-presidentes da CIMRL, cargo que no último mandato foi desempenhado por Paulo Batista Santos e por Célia Marques, então presidente do Município de Alvaiázere.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Gonçalo Lopes, reeleito como presidente da CIMRL, destaca a “unanimidade” das decisões tomadas e o “voto de confiança” depositado nas equipas propostas e eleitas para um mandato que se prevê “muito exigente”, com a entrada em vigor de um novo quadro comunitário e da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o autarca, foram essas circunstâncias que motivaram a alteração do modelo organizacional da CIMRL, com a criação do secretariado executivo, que terá um primeiro secretário (Paulo Batista Santos) e um segundo secretário, cargo atribuído a Alcina Costa, técnica da CIMRL que, nos últimos quatro anos, desempenhou as funções de secretária executiva.

Gonçalo Lopes refere que este modelo organizativo “já estava a ser pensado há algum tempo”, na perspectiva de ser implementado no novo mandato.

“O modelo de organização para o futuro obriga a uma grande capacidade de empenho, de especialização e de foco, para que possamos aproveitar o melhor possível o novo quadro comunitário e o PRR”, alega o presidente da CIMRL.

De acordo com o modelo definido, Paulo Batista Santos irá focar-se nos dossieres dos fundos comunitários e do planeamento, enquanto Alcina Costa assumirá as áreas da educação, social, cultura e turismo.

Sobre a escolha de Paulo Batista Santos para o cargo de primeiro secretário, Gonçalo Lopes justifica-a pelo “perfil, experiência autárquica e pelo conhecimento que tem da CIMRL”. Por outro lado, frisa, “houve o compromisso da sua parte de desempenhar as funções com a isenção necessária, distanciando-se da vida política”.

No âmbito desse compromisso, Paulo Batista Santos já anunciou a renúncia ao mandato de vereador na Câmara da Batalha para o qual foi o eleito após a derrota nas últimas autárquicas. Ao JORNAL DE LEIRIA o ainda autarca adianta que irá“suspender dota a actividade política e partidária”, para que possa “desempenhar a missão com total dedicação e independência”.

Paulo Batista Santos diz ainda encarar as novas funções como “uma grande responsabilidade e enorme honra”, que as procurará executar “com a máxima energia” e que o fará “a tempo inteiro”.

“Estamos num momento crucial. A competitividade dos territórios faz-se muito pela capacidade de ir atrás das oportunidades”, afirma o recém-eleito primeiro secretário da CIMRL, frisando que as decisões "caberão sempre ao Conselho Intermunicipal e aos presidentes de Câmara".