Sociedade

Passagem aérea liga dois lados da cidade no Jardim do Cardal

10 out 2019 00:00

A intervenção, cujo valor ascende a 558.620 euros, conta com financiamento de 85% do FEDER.

passagem-aerea-liga-dois-lados-da-cidade-no-jardim-do-cardal-10762

Mais de meio milhão de euros é quanto custará a requalificação do Jardim do Cardal, cujas obras deverão iniciar-se no final do mês e têm a duração máxima de oito meses.

A intervenção, cujo valor ascende a 558.620 euros, conta com financiamento de 85% do FEDER, e está inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), refere uma nota de imprensa.

O novo Jardim do Cardal prevê a criação de “condições favoráveis à estadia e utilização do espaço para lazer, encontro e contemplação”, considera a Câmara de Pombal.

Nesse sentido, será recriado o espaço central do jardim, removendo-se os peque-nos canteiros e a pavimentação de todo o espaço, criando-se condições privilegiadas para a ocorrência de feiras, concertos e outros eventos.

Será introduzido um elemento de água com nebulizadores, inserido na área pavimentada de forma a poder ser circulável, que quando está desligado não é visível, permitindo que seja ligado em dias especiais, ou nos dias de Verão mais quentes, refere o projecto.

A intervenção contempla ainda uma futura passagem sobrelevada sobre o caminho-de-ferro, prevista para o lado poente, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade.

As árvores que estão em risco de queda ou doentes serão substituídas por outras, garantindo um alinhamento arbóreo, intercalado com bancos, mantendo-se as árvores com qualidade que estão nas zonas verdes.

A pérgula será mantida e recuperada na sua totalidade, apenas com novo revestimento dos canteiros com espécies floridas, assim como a estrutura de caminho que a rodeia, propondo-se a renovação do revestimento do elemento de água.

A proposta reorganizou o estacionamento junto à Câmara Municipal, permitindo uma maior acessibilidade pedonal e valorizando a sua relação com o jardim, mantendo 17 lugares de parqueamento.

 

Obras
Novo espaço renovado

As obras têm como principal objectivo a renovação da cidade, tornando-a mais amiga das pessoas e das famílias, privilegiando o tráfego pedonal, a mobilidade suave e a resiliência às alterações climáticas. A câmara defende que as condições de fruição do espaço público são essenciais para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, seja pela promoção da prática desportiva informal, ou pelo impacto que tem no combate ao isolamento.