Viver

Parte do "Estado de Excepção" e do "Sinopse" adiados

14 mai 2020 15:10

Iniciativas de dois dos grupos de teatro de Leiria terão de esperar até ao dia 18 de Maio

parte-do-estado-de-excepcao-e-do-sinopse-adiados
Parte dos programas foram adiados para a segunda etapa do desconfinamento
Leirena

Parte do Estado de Excepção, programa do acção de animação teatral e performance do Leirena Teatro de Leiria foi adiado. Frédéric da Cruz Pires, director artístico da estrutura teatral refere que foi "por motivos alheios" ao grupo que todas as actuações em espaço público foram adiadas, sem prazo. 

Ainda assim, o Leirena mantém a sua presença nos espaços privados. Esta sexta-feira, dia 15 de Março, às 14:30 horas, na Residência XXI (Leiria) e às 15:30 horas, no Lar da Nsa. Sra. da Encarnação (Leiria), com as Histórias Ilustradas, pela MMDB-ARTES. 

Canceladas estão as participações pelo próprio Leirena, às 21 horas, do dia 15, na Rua Cidade de Tokushima (Leiria) e, no sábado, 16, também pelo grupo de Leiria, às 21 horas, na Praceta D. João I, na Quinta do Alçada (Leiria) e no domingo, 17, com o Encerrado para Obras e a performance Da Cruz One Man Band, às 16 horas, na Praceta de Lisboa, na Quinta do Bispo (Leiria).

Parte da sétima edição do Sinopse - Festival Internacional de Teatro Actor João Moital, organizado pelo Te-Ato, também foi adiada. 

"Tínhamos tudo acertado com a autarquia, mas o comando da PSP considerou que, à luz da legislação em vigor, as nossas actuações estavam fora das situações permitidas até ao dia 18", explica João Lázaro.

A partir dessa data, caso o Conselho de Ministros considere que estão reunidas as condições objectivas para continuar o desconfinamento da população, o grupo de teatro de Leiria já poderá realizar o Sinopse, como programado. 

"Com todas regras de segurança e distância garantidas, calculávamos que não haveria problemas, até porque é semelhante ao que tem sido feito nas varandas", explica Lázaro, adiantando que entende perfeitamente a leitura das forças de segurança.

A programação do festival de teatro nos espaços públicos, em princípio, manter-se-á nos 22, 23 e 24, e os espectáculos previstos para este sábado e domingo, serão adiados para o fim do mês, para os dias 30 e 31.