Sociedade

Parque Verde passa a integrar rotas turísticas em lugar de destaque

28 fev 2020 15:00

Alcobaça projecta novos circuitos visitáveis, onde equipamento é figura central

parque-verde-passa-a-integrar-rotas-turisticas-em-lugar-de-destaque
Parque verde foi inaugurado no ano passado
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

São já várias as rotas visitáveis no concelho de Alcobaça, que apresentam ao público pontos de interesse ao nível do património edificado, histórico e cultural. No entanto, o Município está planear congregar algumas dessas rotas, onde o Parque Verde da cidade será ponto de partida e de chegada de vários circuitos.

O objectivo, explica a vereadora Inês Silva, é promover o turismo, que se faz cada vez mais de experiências, e incluir este equipamento de ar livre. Inês Silva salienta que o concelho conta já com várias rotas visitáveis.

Na rota Dê Lugar ao Amor, por exemplo, a tónica recai sobre pontos de interesse da história e da arquitectura, para contemplar à luz da temática do amor. Já a rota Aljubarrota Medieval consiste num percurso que conta a história local, a sua ligação à Batalha de Aljubarrota, recordando a mítica Padeira. A Villa Romana de Parreitas, no Bárrio, é mote para outro percurso, amplamente visitado por alunos do 7.º ano que abordam esta época histórica na escola.

Quanto ao Percurso Camoniano - Pedro e Inês em Cerâmica, consiste na visita de vários locais da cidade. Em cada um desses locais é representada uma parte da história de Pedro e Inês, tal como é narrada n'Os Lusíadas, simbolizada através de peças de cerâmica concebidas por diferentes empresas do concelho. Já a visita ao Mosteiro de Cós inclui o contacto com a tradição local de produção de cestaria. A zona histórica de São Martinho do Porto oferece ainda um percurso alternativo à zona balnear mais conhecida, aponta a vereadora.

O que a Autarquia está a estudar é a selecção de alguns destes roteiros, e o levantamento de outros ponto

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ