Sociedade

Parque sensorial da Pia do Urso vai ser melhorado

24 fev 2021 15:53

Espaço, na freguesia de São Mamede, Batalha, é adaptado a cegos

parque-sensorial-da-pia-do-urso-vai-ser-melhorado
Vão nascer novos circuitos pedestres e sinalizados os actuais.
Município da Batalha

O parque sensorial da Pia do Urso, um espaço adaptado a cegos localizado na freguesia de São Mamede, Batalha, vai ser requalificado.

Este parque sensorial, distinguido por diversas entidades, com destaque para o Turismo de Portugal e Universidade do Minho (Prémio Município do Ano – 2016), é composto por estações interactivas e lúdicas que necessitam de ser requalificadas, atendendo à sua ampla utilização e desgaste natural, refere uma nota de imprensa.

As estações sensoriais Jurássica, Musical, Abstrata e  Lúdica serão objecto de requalificação.

Está ainda instalado na Aldeia da Pia do Urso o Centro de BTT da Batalha, que oferece uma rede de trilhos cicláveis, devidamente sinalizados, com mais de 300 quilómetros de extensão, tendo sido o primeiro Centro de BTT do país a ser homologado pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo.

Nessa nota, o município frisa que, no caso do parque sensorial, o objectivo é reabilitar as várias estações interactivas e lúdicas, que “necessitam de ser requalificadas, atendendo à sua ampla utilização e desgaste natural”.

A intervenção insere-se num conjunto mais vasto de acções que o Município pretende executar na área do turismo, onde se inclui a renovação da sinalética de percursos pedestres existentes e a marcação de dois novos: a Rota das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha, na freguesia de Reguengo do Fetal, e o percurso Collippo ao Vale do Lena, na Golpilheira.

"As intervenções compreendem desde a sinalética de percursos pedestres e respectiva homologação junto da Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo, à requalificação das estações sensoriais do Ecoparque sensorial da Pia do Urso e instalação de sinalética na Parede de Escalada de Reguengo do Fetal", salienta ainda a nota de imprensa.

Segundo a autarquia, a candidatura aprovada foi submetida em co-promoção com os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, enquadrada no eixo estratégico da valorização e promoção do património natural da região de Leiria.

A instalação de uma parede de escalada no Reguengo do Fètal é outra das intervenções previstas.

Numa nota de imprensa, a Câmara da Batalha refere que este conjunto de acções representa um investimento de 116 mil euros, comparticipado em 85% pelos fundos europeus do Centro 2020.

"A recuperação do sector do turismo e a aposta no turismo da natureza são objectivos prioritários para o relançamento da economia local no período pós pandemia e ao nível do reforço das alternativas de lazer para os cidadãos”, refere Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, citado na nota de imprensa.