Sociedade

Parque de eventos vai nascer no antigo campo de futebol da Batalha

6 jun 2019 00:00

Município prepara novas candidaturas a fundos comunitários

parque-de-eventos-vai-nascer-no-antigo-campo-de-futebol-da-batalha-10348
Maria Anabela Silva

O antigo campo de futebol da Batalha irá ser transformado numa grande praça, que funcionará também como parque de eventos. O anúncio foi feito, na semana passada, pelo presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, no âmbito de uma visita a várias obras em curso na vila e que são financiadas por fundos comunitários, através do Programa Centro 2020.

Realizada no âmbito da iniciativa A Europa na minha região, a visita serviu também para o Município fazer um balanço da execução do presente quadro comunitário, que, nos últimos dois anos e meio, “alavancou investimentos [públicos] superiores a dez milhões de euros” no concelho.

“Mais do que duplicámos o orçamento municipal. E isso não resultou do aumento de impostos, que foram reduzidos, mas do processo de delegação de competências e da boa colaboração com a CCDRC [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro]”, afirmou Paulo Batista Santos.

Com vários projectos em fase final de execução, como é o caso da requalificação da escola sede do agrupamento e da reabilitação do antigo hospital da Misericórdiapara unidade de apoio à Rede Europeia do Conhecimento para a juventude, o Município espera ainda conseguir apoios para a concretização da Área de Localização Empresarial de São Mamede e para a readaptação do antigo campo de futebol para parque de eventos.

No primeiro caso trata-se de criar condições para a responder aos “muitos pedidos” para a instalação de empresas. No segundo, o objectivo é tratar de “uma área ainda degradada na envolvente ao Mosteiro”, fazendo a ligação entre a zona desportiva e o monumento, “sem obstáculos”, explica Paulo Batista Santos, que espera que os dois projectos possam ser contemplados com a reprogramação do actual quadro comunitário.

Já com verbas asseguradas está a expansão da zona industrial da Batalha, que se encontra em fase de adjudicação. Vogal executiva do Centro 2020, Isabel Damasceno elogiou o Município da Batalha por candidatar projectos “diferentes e inovadores, conjugados com capacidade para os executar”, aproveitando as oport

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ