Sociedade

Paróquia da Caranguejeira, em Leiria, acolhe sessão sobre nulidade do casamento

7 fev 2024 12:00

O encontro realiza-se esta sexta-feira, dia 9, e tem como objectivo "informar e esclarecer sobre o tema".

paroquia-da-caranguejeira-em-leiria-acolhe-sessao-sobre-nulidade-do-casamento
Divorciados podem voltar a casar pela Igreja mediante determinados critérios
DR

A paróquia da Caranguejeira, no concelho de Leiria, acolhe, esta sexta-feira, dia 9, uma sessão de esclarecimento sobre a nulidade do matrimónio religioso.

O encontro realiza-se no centro pastoral, a partir das 21 horas, e terá como oradores convidados os padres Nuno Gil, chanceler diocesano, e José Augusto, que coordena o Serviço Diocesano da Pastoral Familiar.

De acordo com a organização, a iniciativa destina-se a "qualquer pessoa, independentemente da paróquia e da idade", quer sejam divorciadas, recasadas, solteiras, viúvas ou casadas. "É para todos os que precisam de aconselhamento, esclarecimento e para aqueles que queiram só estar informados", lê-se numa nota da diocese de Leiria-Fátima.

Além de prestarem esclarecimento sobre o processo de nulidade, os oradores irão abordar a proposta de D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, redigida a partir da nota pastoral sobre os fiéis divorciados a viver em nova união.

O Jornal de Notícias revelava, no final de 2023, que os tribunais eclesiásticos portugueses receberam, nos últimos dez anos, mais de 1.820 pedidos de nulidade matrimonial.

Segundo dados recolhidos por aquele diário junto das dioceses, entre 2013 e 2022, inclusive, houve 1164 casamentos declarados nulos, com a falta de preparação, de maturidade e ou de ponderação a surgirem com as causas mais comuns utilizadas para justificar os pedidos.