Economia

Parceirauto ensina bombeiros a agir em caso de incêndio em eléctricos

24 dez 2023 10:00

“A maioria das situações relatadas são mitos. Fala-se desta questão por causa das baterias de lítio”

parceirauto-ensina-bombeiros-a-agir-em-caso-de-incendio-em-electricos
Fábio Domingos é o administrador de uma das três oficinas Tesla aprovadas a nível nacional
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Imagine que está a conduzir e, à sua frente, acontece um acidente que envolve um carro eléctrico.

Ou imagine que faz parte de uma equipa de socorro rápido e é chamado para uma situação como esta.

Como actuar num caso destes? 

Nas redes sociais circulam muitos boatos sobre eventuais electrocussões e incêndios envolvendo veículos eléctricos, será possível acreditar no “diz que disse”?

“A maioria das situações relatadas são mitos. Fala-se desta questão por causa das baterias de lítio”, diz Fábio Domingos.

Administrador da Parceirauto, empresa de Leiria, que é, desde há três anos, uma das apenas três oficinas Tesla, aprovadas a nível nacional, para reparações de carroçaria, foi um dos impulsionadores de uma formação específica para corporações de bombeiros, sobre como agir em caso de colisão e eventual incêndio, com viaturas eléctricas.

A primeira sessão decorreu em Brasfemes, no concelho de Coimbra, e a segunda aconteceu em Porto de Mós, mas a ideia é realizá-las noutros corpos de bombeiros.

“Superou muito as nossas expectativas porque tivemos as corporações da Batalha, Maceira e Pombal a convite de Porto de Mós”, refere o responsável, sublinhando que se tratou de uma questão de responsabilidade social, uma vez que a transmissão dos conhecimentos da Parceirauto pode salvar vidas.

“No fundo, criámos uma sinergia para que, no dia em que for preciso, cada segundo faça a diferença.”

As corporações presentes referiram a necessidade de um processo definido sobre combater o fogo num eléctrico, por envolver alta tensão e água.

“Há muito receio. Quem socorre não sabe onde mexer ou cortar... Estas situações são alvo de mitos recorrentes e nós desmistificámos e tirámos o medo”, diz Fábio Domingos.

O primeiro passo é perceber que se trata de uma viatura eléctrica e verificar se há algum componente eléctrico afectado.

“Se isso acontecer, o carro tem sistemas que o protegem. As baterias podem entrar em sobreaquecimento, mas não é repentino e acontece lentamente. Os eléctricos estão preparados para proteger os ocupantes e quem trabalha neles.”

Entre as medidas explicadas aos bombeiros, foi referido o uso de água, em caso de sobreaquecimento.

“Está descrito no manual técnico. Explicámos onde se corta e onde não se corta e as maneiras de abrir o capô e as portas, identificando os activadores manuais que não estão à vista.”