Sociedade
Papa vai oferecer quarta Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima
Entrega será feita este sábado, quando Leão XIV rezar diante da imagem de Nossa Senhora que é venerada na Capelinha das Aparições e que está no Vaticano hoje e amanhã

O Papa Leão XIV vai oferecer ao Santuário de Fátima a Rosa de Ouro, uma distinção que os papas atribuem a personalidades ou santuários, igrejas ou cidades, em reconhecimento e recompensa por serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade. A entrega será feita este sábado, no início da vigília de oração que decorrerá na Praça de São Pedro, em Roma, onde estará a imagem de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições.
A oferta foi anunciada ontem, sexta-feira, pela Sala de Imprensa do Vaticano numa nota sobre o programa do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que se realiza, hoje e amanhã, em Roma e que conta com a presença daquela imagem da Virgem.
“No início deste momento de oração, o Santo Padre, como gesto devocional ritual, oferecerá a Nossa Senhora de Fátima e ao Santuário a Rosa de Ouro, que, para a ocasião, foi realizada pela empresa Diego Serpone, de Nápoles”, lê-se no comunicado.
Numa nota de imprensa, o Santuário de Fátima explica que a Rosa de Ouro "é um símbolo de distinção oferecido pelo Papa a soberanos e também a santuários insignes, igrejas e cidades, como sinal de particular benevolência, em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou ao bem da sociedade". "O gesto testemunha o reconhecimento da especial ligação do galardoado em relação à Igreja e ao Papa", assinala a instituição.
Esta é a quarta Rosa de Ouro oferecida por um Papa ao Santuário de Fátima. A primeira oferta foi feita pelo Papa Paulo VI em 1965, "como forma de evocar a consagração solene do Coração Imaculado de Maria feita pelo seu predecessor, o Papa Pio XII".
A segunda Rosa de Ouro foi oferecida pelo Papa Bento XVI, a 12 de Maio de 2010, aquando da sua vinda à Cova da Iria, e a terceira pelo Papa Francisco, Maio de 2017. Nestes dois casos, a oferenda foi deixada pelo próprio Papa, aos pés da Imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.