Economia

Pão de medronho chega ao mercado até Junho de 2019

19 out 2018 00:00

Resultado de um projecto do promotor Rui Lopes em parceria com a Ritus do Pão, de Monte Redondo

pao-de-medronho-chega-ao-mercado-ate-junho-de-2019-9384
Raquel de Sousa Silva

“Produto inovador e com elevada diferenciação nutricional”, pela sua “riqueza em minerais, vitaminas, antioxidantes e ácidos orgânicos”, o pão de medronho deverá chegar ao mercado no primeiro semestre do ano que vem, resultado de um projecto do promotor Rui Lopes em parceria com a Ritus do Pão, de Monte Redondo.

A ideia começou a ganhar forma há cerca de dez anos quando, após a licenciatura em gestão hoteleira, o professor da Escola Profissional de Alcobaça iniciou trabalho de desenvolvimento de novos produtos alimentares.

Em 2014, com o início de uma nova licenciatura, desta vez em Nutrição e Dietética, aprofundou os trabalhos de pesquisa de novos alimentos com propriedades nutracêuticas. “A incorporação do medronho numa fórmula de pão de trigo era algo que já vinha a testar há alguns anos”, refere, explicando que este é um fruto com “propriedades excelentes”, mas que está sub-aproveitado.

Seguiram-se quatro anos de investigação, em parceria com investigadores do Politécnico de Leiria e com aquela empresa produtora de pão. O produto – que apresenta um “aroma distintivo e propriedades organoléticas e reológicas que lhe conferem uma textura única e uma longevidade significativa” - foi apresentado na semana passada numa conferência em Proença-a-Nova, zona de onde Rui Lopes é natural.